DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS DO ANIMAL
“10 de Dezembro é o dia Internacional dos Direitos dos Animais e este ano tem lugar pela 10ª vez, chamando a atenção da opinião pública para a importância de uma Declaração Universal dos Direitos dos Animais.
A 10 de Dezembro de 1948 a Assembleia Geral das Nações Unidas ratificou a Declaração dos Direitos do Homem. No mesmo dia do aniversário da ratificação da declaração que reconhece os direitos do ser humano, deseja-se alertar que todos os animais – e não apenas os humanos – merecem ter direitos, pretendendo-se assim alargar esses direitos humanos fundamentais a todas as criaturas sensíveis.”
Dia simbólico, cujas directivas são extensíveis aos restantes dias do ano.
Nem todos gostam de gatos!
Nem todos gostam de cães!
Nem todos gostam de répteis!...
É natural e aceitemos, mas com consciência e respeito pela diferença.
Célia Pimentel
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
GBEA - Grupo pelo Bem Estar Animal
“Todos os animais são seres dotados de sensibilidade e que devem ter uma vida digna, não devendo ser sujeitos a dores ou sofrimento evitáveis.”
Esta frase foi o mote da reunião dos Amigos dos Açores - Associação Ecológica decorrida a 30 de Novembro na Escola das Laranjeiras, Ponta Delgada, da qual resultou a criação do Grupo pelo Bem Estar Animal (GBEA).
Os Principais temas debatidos por proposta dos presentes foram subdivididos em 4 categorias:
Esta frase foi o mote da reunião dos Amigos dos Açores - Associação Ecológica decorrida a 30 de Novembro na Escola das Laranjeiras, Ponta Delgada, da qual resultou a criação do Grupo pelo Bem Estar Animal (GBEA).
Os Principais temas debatidos por proposta dos presentes foram subdivididos em 4 categorias:
Animais selvagens/cativeiro
Principais problemas debatidos
- Condições do Zoológico da Povoação e da Quinta Pedagógica nos Aflitos.
- Condições da observação de cetáceos - infracção de distância mínima.
- Referência a aves selvagens alvejadas.
- Referência ao atropelamento de ouriços caixeiros.
- Referência à perturbação de aves selvagens pelo fogo de artifício.
Animais de Companhia
Principais problemas debatidos
Principais problemas debatidos
- Relatos de maus tratos animais - cães, cavalos, lutas de cães.
- Abordada alguma falta de regulação na importação de animais exóticos e nas lojas de animais.
- Constatado o elevado abandono de animais, especialmente em épocas de férias.
- Necessidade da classificação de determinadas raças como perigosas.
Espectáculos com animais
Principais problemas debatidos
- Relatos de competições entre animais.
- Luta contra os rodeios.
- Animais importados para actividades lúdicas - camelos, aves,...
- Circos com animais.
- Touradas / Vacadas
Animais de "produção"
Principais problemas debatidos
- Condições dos matadouros.
- Condições das explorações pecuárias e transumância pela via pública.
- Presença de cães vadios nas pastagens.
Outros Pontos Debatidos
- Existência da Linha SOS Ambiente e Território da GNR (808 200 520) e contactos da Brigada SEPNA (296 306580/96 1196098/96 1196202 - São Miguel) para apoio ao bem estar animal.
- Nova Legislação sobre cães perigosos em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2010 (DL 315/2009).
- Necessidade dos crimes contra o bem-estar animal estarem previstos no código penal.
- Mobilização de professores, especialmente os de ciências da natureza, para que transmitam aos seus alunos as boas prácticas para o bem estar animal.
- Procura de parcerias para alcançar os objectivos pretendidos.
O Grupo pelo Bem Estar Animal dos Amigos dos Açores - Associação Ecológica, adoptou como declaração de princípios a Declaração Universal dos Direitos dos Animais.
Foi decido efectuar, em 2010, uma sessão pública de apresentação do Grupo, o levantamento da situação dos canis na ilha de S. Miguel e convidar formalmente os responsáveis autárquicos desta ilha a declarem o seu Município Livre de Touradas.
Foi também decidido criar um blog – http://bemestaranimal-acores.blogspot.com/ e um email próprio - gbea@amigosdosacores.pt - para o Grupo pelo Bem Estar Animal, bem como um folheto de apresentação deste Grupo, do qual conste a Declaração Universal dos Direitos do Animal.
A Coordenadora
Célia Pimentel
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Criação do Grupo pelo Bem Estar Animal
Os Amigos dos Açores - Associação Ecológica, criaram a 30 de Novembro de 2009 em reunião de associados, aberta a outros interessados, decorrida na Escola Secundária das Laranjeiras, em Ponta Delgada, pelas 20h30m, um grupo de trabalho pelo Bem Estar Animal.
A missão deste Grupo é dar apoio a todo o tipo de animal que seja maltratado, humilhado e em perigo de sobrevivência ou extinção.
Os objectivos fundamentais do Grupo pelo Bem Estar Animal são a contribuição para o reconhecimento social do bem estar animal e dos direitos dos animais, a promoção de campanhas de voluntariado animal e a difusão de boas práticas animais.
Este Grupo desenvolverá as suas actividades partindo do reconhecimento de que os todos os animais são seres dotados de sensibilidade e que devem ter uma vida digna, não devendo ser sujeitos a dores ou sofrimento evitáveis.
O Grupo pelo Bem Estar Animal dos Amigos dos Açores - Associação Ecológica adopta como declaração de princípios a Declaração Universal dos Direitos dos Animais.

A missão deste Grupo é dar apoio a todo o tipo de animal que seja maltratado, humilhado e em perigo de sobrevivência ou extinção.
Os objectivos fundamentais do Grupo pelo Bem Estar Animal são a contribuição para o reconhecimento social do bem estar animal e dos direitos dos animais, a promoção de campanhas de voluntariado animal e a difusão de boas práticas animais.
Este Grupo desenvolverá as suas actividades partindo do reconhecimento de que os todos os animais são seres dotados de sensibilidade e que devem ter uma vida digna, não devendo ser sujeitos a dores ou sofrimento evitáveis.
O Grupo pelo Bem Estar Animal dos Amigos dos Açores - Associação Ecológica adopta como declaração de princípios a Declaração Universal dos Direitos dos Animais.

Subscrever:
Mensagens (Atom)
