sexta-feira, 26 de março de 2010

Animais de Companhia e Sociedade: Cuidados, Esterilização, Venda, Legislação cães perigosos






 Convidamos-vos a assistir à sessão de divulgação "Animais de companhia e sociedade: cuidados, esterilização, venda, legislação cães perigosos" a acontecer na próxima segunda-feira na Junta de Freguesia de São José, pelas 20h15m.

Entrada Livre.

domingo, 21 de março de 2010

quarta-feira, 3 de março de 2010

Foto - Cão

Boa Tarde.
Sendo um simpatizante do vosso empenho pelo bem estar animal tenho uma imagem que gostaria de vos ceder  sobre a temática dos animais abandonados.
Este pobre cão abandonado brincava pela estrada quando foi atropelado acidentalmente por um automóvel na estrada que liga o Faial da Terra a Água Retorta.
Julgo que a imagem é suficientemente sugestiva para ilustrar uma situação com que infelizmente nos deparamos cada vez mais e independentemente do local retrata uma constante nas estradas do nosso país.

Cumprimentos
João Tomás de Carvalho

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Resposta à resposta da RTP Açores - programa "Touro de Lide"

Exmo. Sr. Director da RTP/A
Dr. Pedro Bicudo

Agradecemos muito a atenção dada à nossa carta de 21/12/2009, relativa à emissão do programa “Touro de Lide” no dia 18/12/2009 pelas 21 horas, na RTP-Açores. Agradecemos igualmente a detalhada informação fornecida sobre este tema.

Ficámos bastante surpreendidos pela deliberação da ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social -, que na nossa opinião apresenta algumas incoerências importantes. Consideramos também bastante arbitrária a ligação que estabelece entre touradas e cultura portuguesa maioritária, quando é de todos conhecida a progressiva tendência ao repúdio este espectáculo em todas as sociedades actuais. Mas não pretendemos discutir os conteúdos da dita deliberação da ERC. Basta-nos o reconhecimento implícito que faz do carácter violento das touradas, comparando-as com “práticas hoje consideradas bárbaras e que foram abandonadas”.

Não havendo, conforme com o anterior, obrigação por parte da RTP-Açores de emitir programas relacionados com as touradas em “horário nocturno” (entre as 22:30 e as 6:00), fica também claro que não há nada que impeça a emissão destes programas no horário referido. A emissão ou não destes programas no “horário nocturno” fica assim a dever-se à liberdade de programação da RTP-Açores.

Ora, sendo a RTP-Açores um canal de titularidade pública, é legítimo que os critérios utilizados no uso da sua liberdade de programação sejam de conhecimento público. Especialmente no que se refere à emissão de conteúdos violentos, tal como é o caso por nós referido.

Assim, gostávamos que a RTP-Açores nos esclarecesse nas questões seguintes:

1. A RTP-Açores considera que as touradas à portuguesa são ou não um espectáculo violento?
2. Em caso de resposta afirmativa, que critérios utiliza a RTP-Açores para justificar a programação dum espectáculo violento fora do “horário nocturno”?

Deixando ao lado a relação, sempre diferente, que cada pessoa estabelece entre as touradas e a cultura, não entendemos por que tantos espectáculos culturais são emitidos em “horário nocturno” e por que as touradas, um espectáculo mais violento, já se considere ou não cultura, não possa ser emitido no dito “horário nocturno”. Não achamos que a emissão das touradas nesse horário venha prejudicar em nada ao público que é seguidor delas. E achamos que, pelo contrário, ia beneficiar à sociedade açoriana, contribuindo para elevar os seus padrões éticos, e a própria RTP-Açores, elevando o seu respeito a todas as diferentes sensibilidades do público.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Coordenadores do GBEA

Célia Pimentel
David Santos

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Visita ao canil

Meus amigos.
Eu gostei do que vi. Para quem conheceu o antigo canil, melhorou bastante. Foi notório durante a visita a constante preocupação da higiene dos habitaculos dos animais, com o pessoal responsavel sempre em cima do acontecimento. Se todos os canis deste Pais fossem assim já era ideal. Mas se me perguntassem, pode-se ter ou fazer melhor? Eu diria que sim. Nos Estados Unidos, Canada e entre outros Paises Europeus, os animais teriam mais espaço por habitaculo e teria de haver ainda uma area aberta para os animais fazerem exercicio fisico.
No presente caso isso não é possivel, dado que não existem meios humanos, nem tecnicos e a propria lei em vigor tambem nao facilita, veja-se o que resposdeu o Veterinario responsavel, quando se questionou sobre a materia: Se um animal destes morder um voluntario ao levar o cão a passear, nos seriamos responsaveis....A verdade é que alguns dos animais que ali permanecem ha muitos meses sentem necessidade de fazer o exercicio fisico. Dou o exemplo do pastor alemão que vimos a andar as voltas dentro do habitaculo e que o Veterinario reconheceu de que ele ja se encontrava psicologimente afectado. Ha mais de um ano ali encerrado, devido a um decisao de divorcio que ainda nao foi concedida em tribunal. Em conclusão o problema foi entre os donos e o animal é que está a sofrer as consequencias.
Ha que continuar este bom trabalho, mal começamos e já estamos a tirar algumas conclusões. Seria bom que o nosso amigo Feijó, também tivesse interesse em se juntar a nós.
Daniel Melo

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Visita a Animais abandonados/capturados

O Grupo pelo Bem-estar Animal promoveu uma visita ao Centro de Recolha de Ponta Delgada – canil, para ver e dar a conhecer a realidade deste local, no dia 15 de Fevereiro de 2010.

Era nossa intenção obter respostas a dúvidas generalizadas, como:

· Quando foi criado o canil?
O Centro de Recolha de Ponta Delgada foi inaugurado no dia 27 de Abril de 2007 e foi o 9º canil a nível nacional a ser licenciado.
Neste local trabalham actualmente o Dr. Vergílio, a Eng. Mara, a Sr. Fátima e o Sr. Nuno.

· Qual a sua capacidade?
É um espaço que tem 53 boxes. Cada boxe comporta 3 animais de porte normal ou 5 animais pequenos. A capacidade total é de 250 animais.

· Que tipo de animais são aí acolhidos?
Somente cães e gatos.

· Por que vias é que os animais vão parar ao canil?
Estes tipos de animais chegam pelas mãos dos “donos”, por capturas efectuadas pelo Centro de Recolha, por recolhas programadas pela Câmara, por recolhas feitas pelo SEPNA e pelos funcionários que fazem a recolha de lixo.
Muitos “donos” de animais que têm crias, não respeitam o período de desmame e estas crias são deixadas no canil ainda bebés.
Verifica-se também que há uma recorrência de pessoas aquando a entrega de ninhadas, pois não controlam os seus animais no período em que estão com o cio, apesar de serem aconselhadas a recorrer à castração.

· O que fazem quando os animais chegam?
São colocados em quarentena num corredor de boxes separados dos outros animais, analisados e observados medicamente.

· Qual a rotina que têm com os animais (alimentação, higienização, consultas, …)?
Todos os dias (excepto quando está fechado) a Sr.ª Fátima ou o Sr. Nuno primeiramente higienizam as boxes lavando-as.
Ao final da manhã com as boxes já limpas, são distribuídas as rações. São rações secas, para evitar a propagação de doenças, pois se muitos humanos apanham intoxicações alimentares, os animais não humanos também estão sujeitos a estas doenças.
Todos os anos, é aberto um concurso público às empresas que produzem rações para animais, e comercializam medicamentos. Estes produtos são armazenados em compartimentos diferentes, para que não haja contaminação. Aqui também é cumprido o HACCP!
O médico veterinário municipal, Dr. Vergílio Oliveira, procede às consultas médicas 3 vezes por semana: às segundas, quartas e sextas ou quando ocorre algum caso urgente, apesar de estar destacado noutro local.

· Por quanto tempo permanecem os animais no Centro de Recolha?
O prazo legal para permanência dos animais é de 8 dias, mas este prazo nunca é cumprido! Os animais permanecem no Centro de Recolha por vezes meses. Só mesmo em último recurso são abatidos, como é o caso de lotação máxima.
No ano de 2009 entraram no canil cerca de 1500 animais, 400 foram doados e os restantes abatidos.

· O que é feito aos corpos dos animais que já não têm vida?
Os cadáveres são incinerados no Matadouro municipal. Primeiramente são anestesiados e depois eutanaziados.

· O que fazem para estimular a adopção de animais?
Têm alguma acção pró-activa (formação, divulgação, …)?
O Centro de Recolha é receptivo a visitas escolares, a visitas de grupos ou entidades, a iniciativas que promovam a adopção, como foi o caso da “Cãominhada”...
Enquanto ainda não têm uma sala de acolhimento, foi improvisada uma, que é a sala de refeições do pessoal.
Semanalmente aos sábados no suplemento do jornal Açoriano Oriental, “A Malta do Açoriano”, é emitido um artigo “Um Amigo para adoptar”.

· Aceitam voluntários para colaborar com o canil?
A postura do Centro de Recolha é na perspectiva de estimular a adopção e no bem-estar dos animais, portanto qualquer iniciativa que seja confluente é bem recebida.
Desta forma, foi acordado que todos os sócios dos Amigos dos Açores estão isentos de taxas, quando adoptarem um animal no Centro de Recolha de Ponta Delgada.


Até à próxima actividade,
Célia Pimentel

sábado, 13 de fevereiro de 2010