quinta-feira, 15 de abril de 2010

Cartão “Pegada Positiva”

A Associação Açoriana de Protecção de Animais (APA) e Nicolau de Sousa Lima (NSL) Combustíveis uniram esforços numa campanha de angariação de fundos designada “Pegada Positiva”. A iniciativa leva a que por cada abastecimento efectuado num posto da BP, da segunda circular, reverta uma quantia para a APA: por cada litro de gasolina um cêntimo irá para a APA.

Para contabilizar os abastecimentos serão distribuídos 4.000 cartões. O valor de cada abastecimento é registado no cartão. Quando este estiver totalmente preenchido, será depositado numa Caixa própria no posto de combustível. No final de cada mês são contabilizados os cartões, sendo o volume em litros depositado depois convertido num valor para ajuda à APA.

O cartão é direccionado para pessoas que tenham alguma sensibilidade relacionada com os animais, para utilizarem o cartão e nunca se esquecerem de pedir o carimbo. O cartão Pegada Positiva em nada interfere com outras promoções da BP.

Por colaboração com a APA, existem cartões na sede dos Amigos dos Açores para entrega aos interessados.

sábado, 10 de abril de 2010

Paralelo


A //PARALELO// é uma publicação interdisciplinar, que pretende dar ênfase à filosofia, activismo e políticas de assuntos relacionados com a libertação animal. Esta publicação pretende ser uma plataforma de encontro e confronto da diversidade no conhecimento e experiência que existe nos vários protagonistas que participam neste movimento bem como uma ferramenta para a reflexão, comunicação, e divulgação.
Já está online o primeiro número da publicação //PARALELO//.
Para ler a revista: http://paralelo.tumblr.com/

Marcha pelos animais 10 abril

12 Razões pelas quais vou participar na Marcha-Protesto contra a tauromaquia e todos os maus-tratos aos animais, no próximo dia 10 de Abril, pelas 14 h, com início no Campo Pequeno.

No dia 10 de Abril vou sair à rua porque:

1. Sinto ser fundamental dever de todo o ser humano ser solidário com todos os seres sencientes, em especial os que mais sofrem e os mais indefesos, humanos ou não-humanos.

2. Considero o especismo - a discriminação, opressão e instrumentalização de seres de espécie diferente - tão repugnante e injustificável como o racismo, o esclavagismo e o sexismo. E estou farto de viver num mundo onde se considera normal que um número imenso de seres, iguais a mim na capacidade de sentirem dor, prazer e emoções, seja quotidiana, sistemática e desnecessariamente sacrificado para a alimentação, o vestuário e o divertimento cruel dos humanos. Estou farto de viver num mundo de holocausto encoberto e silenciado.

3. Considero que a luta pela libertação dos animais é inseparável da luta pela libertação dos homens de todas as formas de opressão e exploração e que podem e devem ser travadas em simultâneo.

4. Considero que lutar pelos direitos dos animais torna os homens melhores, mais conscientes, sensíveis e generosos, individual e colectivamente.

5. Considero que maltratar os animais ofende não só as vítimas mas também os agressores, no mínimo degradando-os enquanto seres humanos. Conforme vários estudos demonstram, violentar os animais predispõe para violentar os humanos. Saio portanto à rua pelo bem de todos, vítimas e agressores, num espírito não-violento.

6. Quero melhorar o meu país e o mundo e lutar para que em Portugal os animais deixem de ser considerados objectos pelo Código Civil. Quero que o seu direito à vida e ao bem-estar seja reconhecido pela lei e que os atentados contra eles sejam efectivamente punidos.

7. Estou farto de viver num país onde, havendo tantas causas nobres e urgentes pelas quais lutar, humanitárias, animalistas e ecológicas, só vejo as multidões moverem-se para encher centros comerciais, estádios de futebol e ouvirem candidatos políticos que, mal eleitos, fazem precisamente o contrário do que prometeram. E estou farto de ver outras multidões aparvalharem-se em frente a programas de televisão medíocres ou distraírem-se das necessidades alheias com prazeres egoístas.

8. Estou farto de viver num país onde todos criticam tudo, mas poucos tomam a iniciativa de serem a diferença que desejam para o mundo. E respeito mas não aceito justificações espirituais e intelectuais para não se agir também no exterior, como se interior e exterior, ou conhecimento e acção, estivessem separados.

9. Acho inadmissível, enquanto cidadão, professor, escritor e agente cultural, que a tauromaquia seja promovida no Conselho Nacional de Cultura, com o dinheiro dos contribuintes, só porque a actual ministra é uma aficionada e leva os seus perniciosos gostos pessoais, bem como os interesses de um lobby minoritário, contrários à sensibilidade da maioria da população, para o exercício de um alto cargo público. Acho escandaloso e um autêntico insulto que a arte de torturar seres pacíficos e indefesos seja equiparada à actividade de todos aqueles que promovem a evolução das mentalidades criando beleza e aumentando a inteligibilidade do mundo.

10. Aprendi com Buda, São Francisco de Assis, Antero de Quental, Gandhi, Agostinho da Silva e o XIV Dalai Lama, entre muitos outros, que todos os seres são igualmente dignos de amor e compaixão e, também como membro e representante da União Budista Portuguesa, da Associação Agostinho da Silva, do Movimento Outro Portugal e do Partido pelos Animais, quero ser fiel ao que tão ilustres mestres e professores me ensinaram.

11. Reconheço a minha imperfeição e quero tornar-me um ser humano melhor, sabendo que não basta vir um dia para a rua, mas que isso é um testemunho fundamental para que o poder político, os órgãos de comunicação social e a opinião pública saibam que há quem não se conforme e que as vítimas mudas e indefesas têm uma voz que as defende.

12. Saio à rua no dia 10 de Abril porque estou farto de viver num país e num mundo dominados por todos os tipos de lobbies, à excepção de um, que quero ajudar a criar: o lobby da consciência ética, da sensibilidade, do amor e da compaixão, que nos faça decidir sempre em prol do bem comum de todos os seres e do equilíbrio ecológico. E saio à rua no dia 10 de Abril porque sei que estas e/ou outras são as tuas razões, amiga/amigo leitor(a), e que lá te encontrarei para caminharmos lado a lado por um mundo melhor para todos, humanos e não-humanos.

Paulo Borges
Lisboa, 3 de Abril de 2010

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Socorro! Cães precisam de ajuda!

Olá,
eu vivo nos Açores há 20 anos. Sempre ajudei os animais maltratados ou abandonados. Agora são os meus animais que precisam de ajuda:
tenho 4 cães abandonados. (machos, 2 pequenos, novos, não castrados e mais 2 grandes com +/- 4 anos, castrados).
São lindos de morrer!!!
Tenho que mudar para África do Sul em Julho deste ano e não posso levar os meus animais. Eles precisam duma casa nova.
Por favor, ajudem e mandem esta mensagem para todas as pessoas que querem ajudar.
(Ainda não tenho foto do ultimo cão)

Muito obrigada!
Petra Gerken
petra.gerken@sapo.pt | 916342740

Mensagem de Petra Gerken recebida por email.





sexta-feira, 26 de março de 2010

Animais de Companhia e Sociedade: Cuidados, Esterilização, Venda, Legislação cães perigosos






 Convidamos-vos a assistir à sessão de divulgação "Animais de companhia e sociedade: cuidados, esterilização, venda, legislação cães perigosos" a acontecer na próxima segunda-feira na Junta de Freguesia de São José, pelas 20h15m.

Entrada Livre.

domingo, 21 de março de 2010

quarta-feira, 3 de março de 2010

Foto - Cão

Boa Tarde.
Sendo um simpatizante do vosso empenho pelo bem estar animal tenho uma imagem que gostaria de vos ceder  sobre a temática dos animais abandonados.
Este pobre cão abandonado brincava pela estrada quando foi atropelado acidentalmente por um automóvel na estrada que liga o Faial da Terra a Água Retorta.
Julgo que a imagem é suficientemente sugestiva para ilustrar uma situação com que infelizmente nos deparamos cada vez mais e independentemente do local retrata uma constante nas estradas do nosso país.

Cumprimentos
João Tomás de Carvalho