quarta-feira, 21 de julho de 2010

Um sucesso chamado Pepe

Recebido da Associação Açoriana de Protecção dos Animais por email

No dia 6 de Maio, recebemos um e-mail a informar que um cão de pequeno porte estava em muito mau estado, já imóvel, nas rochas junto às piscinas da Ribeira Grande e com uma enorme corrente ao pescoço. No dia seguinte, uma das nossas sócias (e madrinha do Pepe) foi ao local para o ir buscar e deparou-se com um pequeno cão, que de facto já não se conseguia mexer devido ao estado de fraqueza em que se encontrava, com uma grande e pesada corrente ao pescoço.
As fotografias que vos mostramos não são agradavéis de ver mas são necessárias. Mostram a falta de atitude das inúmeras pessoas que por aquele local devem ter passado e que continuaram indiferentes. Aliás, quem nos contactou afirma que a Câmara Municipal da Ribeira Grande foi por 2 vezes avisada da situação e nada foi feito.



E três meses depois...
O nosso muito obrigado a quem denunciou o caso, à nossa sócia e madrinha deste felizardo e aos médicos veterinários da Clínica Veterinária do Pópulo que, desde a primeira hora, tudo fizeram para que o Pepe recuperasse.
Agora cabe-lhe a si escolher o final desta história. Um final de carinho e mimos para um cão espectacular, meigo e muito brincalhão. Por tudo o que já passou, o Pepe merece.
Contacte a Apa: apacores@gmail.com ou 961 301 276.

Proteste: Tourada Bee Clean


BEE CLEAN OU EMPRESA SUJA?


Uma das maiores empresas de manutenção e limpeza do Canadá “Bee.Clean” vai promover no próximo dia 27 de Julho uma tourada à corda na Lagoa, ilha de São Miguel.

Apelamos a todos o envio de mails, à empresa, à embaixada do Canadá, ao consulado do Canadá em Ponta Delgada e à Câmara Municipal da Lagoa, a fim de manifestarmos a nossa opinião contra a realização daquele tipo de espectáculos que em nada dignificam quem os promove e enxovalha a nossa terra.



ENDEREÇOS:

info@bee-clean.com, lsbon@international.gc.ca, honconpdl@az.netcabo.pt, gabpres-cml@mail.telepac.pt

bcc: acoresmelhores@gmail.com, acores@lusa.pt


Exmos Senhores,

Foi com perplexidade e alguma tristeza que tomámos conhecimento que a prestigiada empresa canadiana Bee Clean vai promover uma tourada à corda na freguesia do Cabouco, ilha de São Miguel.

Como é do Vosso conhecimento as touradas não são tradicionais da ilha de São Miguel e a tourada à corda nesta ilha faz parte da estratégia de um grupo minoritário que a pretende generalizar, nos Açores, com o objectivo de legalizar as touradas picadas e os touros de morte.

Além disso, as touradas, para além de não criarem riqueza e de desconceituarem a nossa terra aos olhos dos estrangeiros que nos visitam, são um dos veículos de promoção da insensibilidade e de deseducação para com o respeito que todos devemos ter para com os animais.

Como pessoas que querem o progresso da nossa Terra repudiamos a atitude da Bee Clean e apelamos para que esta reconsidere a sua atitude.

Os Açores não precisam do contributo de quem para cá vem promover o retrocesso civilizacional.

A Bee Clean para além de ser uma empresa de limpeza precisa de ser, também, uma empresa limpa.

Com os melhores cumprimentos

(Nome)
(Localidade)

terça-feira, 20 de julho de 2010

Campanha de esterilização em Oeiras


Um exemplo a seguir por outros executivos do país...


Na reunião do Grupo de Munícipes de Oeiras e o Sr. Vereador do Ambiente da CMO, Ricardo Barros, foram comunicadas as propostas da CMO até final de 2010:





- Iniciar e desenvolver o Programa RED – Recolha, Esterilização e Devolução de animais. Este programa, numa primeira fase, destina-se à recolha e esterilização de gatos.

- Assegurar 50 esterilizações de animais até final de 2010.

- Fotografar os animais do Canil Municipal no Jardim, de forma a poder divulgar-se fotos adequadas dos mesmos e facilitar a adopção destes.

- Realizar, bimensalmente, campanhas de adopção no Jardim de Oeiras, em parceria com a Associação Pé-Ante-Pata.

- Só permitir a adopção de animais do Canil depois dos mesmos estarem esterilizados.

- Criar sinergias com o Programa ECO-Escolas, que já promove actividades para crianças e jovens, e introduzir os temas do Bem-Estar Animal, para a sensibilização e informação desta faixa etária.


Fonte: http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Vitelos abatidos e incinerados

Centenas de vitelos por semana entram no matadouro de Ponta Delgada para serem mortos e incinerados. Os vitelos, de 15 dias, são abatidos e incinerados para regular o mercado!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

BOAS FÉRIAS PARA SI E PARA OS SEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO





Aproximam-se as férias de Verão e com elas, todos os anos, o aumento do abandono dos animais de estimação. Isto acontece porque ao adquirir um animal de estimação não se pensou devidamente que tal é um compromisso que se assume para o resto da vida do animal.
Para evitar o abandono de animais, que é uma forma desumana e cruel de os tratar, o GBEA- Grupo pelo Bem-estar Animal dos Amigos dos Açores apela para que, ao mesmo tempo que faça umas férias felizes, não as transforme em pesadelo para os seus animais de estimação.
Assim, se não puder levar o seu animal consigo, opte por uma (haverá outras) das seguintes soluções para o seu tratamento:
- Peça a ajuda aos seus familiares ou amigos;
- Solicite os serviços de particulares ou de empresas que prestam apoio ao domicílio;
- Recorra aos serviços de hotéis para animais ou a clínicas veterinárias que ficam com os animais durante as ausências dos seus donos.

Açores, 9 de Julho de 2010

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Reservas florestais com animais?

Animais em péssimas condições mantidos em cativeiro na Reserva Florestal de Recreio do Cerrado dos Bezerros.







quinta-feira, 24 de junho de 2010

Denuncie a tourada ilegal

Assine a seguinte carta e envie registada, com aviso de recepção, para a seguinte morada:

Exmo. Sr. Director Regional da Cultura
Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo

Ou também para o correio:
drac.info@azores.gov.pt

*****

Exmo. Sr. Director Regional da Cultura.

Atendendo ao Decreto Legislativo Regional n.º 11/2010/A – Regulamento Geral dos Espectáculos Tauromáquicos de Natureza Artística da Região Autónoma dos Açores e ao Art. 1.º do Decreto n.º 10-A/2010, o qual declara os dias 19 e 20 de Junho de 2010, luto nacional, pelo falecimento de José Saramago, cumpre-me denunciar a V. Exa., ao abrigo do n.º 2 do Art. 75.º do Decreto Legislativo Regional n.º 11/2010/A, o incumprimento da alínea b), do n.º 1, do Art. 12.º do mesmo diploma.

Informo, V.Exa. que foi anunciada, publicamente, e realizada uma tourada de praça, no âmbito da ‘Feira Taurina de S.João’, no dia 20 de Junho, coincidindo com um dia de luto nacional, pelo que foi contactada, telefonicamente, a Policia de Segurança Pública, que é uma das entidades competentes em matéria de fiscalização do Regulamento em causa, conforme o estipulado na alínea a), do n.º 1, do Art. 75.º do Decreto Legislativo Regional n.º 11/2010/A. Contudo, não se verificou o cancelamento da licença já emitida e adiamento do espectáculo tauromáquico em causa, em consonância com a alínea a), do n.º 3, do Art. 12.º do Decreto Legislativo Regional n.º 11/2010/A, assim como desconheço a elaboração de auto de notícia por incumprimento do Regulamento e respectiva coima prevista na alínea c), do n.º 2, do Art. 73.º.

Com a mais elevada consideração, subscrevo-me,

XXX, XX de Junho de 2010

(Nome)

terça-feira, 22 de junho de 2010

Tourada ilegal

A corrida realizada na Praça de touros da ilha Terceira no passado domingo, dia 20 de junho, foi ilegal.


Na sexta-feira foi decretado luto nacional de dois dias, devido à morte de José Saramago, para os dias 19 e 20 de junho. Segundo o recentemente aprovado Decreto Legislativo Regional n.º 11/2010/A (Regulamento Geral dos Espectáculos Tauromáquicos de Natureza Artística da Região Autónoma dos Açores), durante períodos de luto nacional não podem ser realizados espectáculos tauromáquicos:

Artigo 12.º
Proibição e cancelamento do licenciamento
1 — Não podem ser realizados espectáculos tauromáquicos:
a) Na data de realização de actos eleitorais ou referendos de qualquer natureza;
b) Quando tenha sido decretado luto nacional ou regional.



A atitude do mundo das touradas não deixa de ser surpreendente. Primeiro fazem todo o possível para ter uma lei retrógrada sobre os espectáculos tauromáquicos. E logo desrespeitam essa mesma lei quando não dá jeito!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Tradições à força (do dinheiro)

GALIZA:
Falta de público e de dinheiro público deixa sem touradas Sárria e Negreira.



A pressom dalguns vereadores da Cámara de Sárria para nom dar dinheiro da vizinhança a um empresário espanhol que todos os anos se lucrava fraudulentamente com este "negócio" deu o seu fruto.

Até agora subsidiadas polas instituiçons, as touradas deixarám de ter presença nestes concelhos galegos onde ninguém gosta desta prática alheia à cultura galega. Assim, este ano, o governo municipal de Sárria non dará dinheiro público para esta exibiçom de tortura animal para as festas de Sam Joám pois a sua organizaçom nunca foi rendível durante.

Neste senso, repite-se a situaçom de há dous anos, quando o município nom celebrou nengunha tourada por falta de dinheiro. Em 2009 o apoio económico de umha minoria de empresarios da vila fijo possível a tourada, que mais umha vez nom tivo êxito nem, claro está, lucro. As perdas e a falta de público evitárom que este ano se repetisse este acto cruento.

Aliás, a Comissom de Festas de Negreira anunciou que por petiçom vicinal nom haverá "novillada" na vila este ano, e posivelmente nom haja mais "festejos" taurinos nesta povoaçom.

Em 2008 o colectivo Galiza melhor sem Touradas impulsou protestos contra a Cámara municipal, e em 2009, com 25% de assistência, e com boa parte do público com bilhetes gratuitos, o próprio empresário taurino descartou a ideia de organizar mais eventos.

Ao igual que nos resto do território galego, onde nom existe nem tradiçom nem afeiçom, as touradas sempre dam perdas, os bilhetes som repartidos de graça entre a vizinhança, e esta paga por impositivo legal o evento, graças ao qual se lucra um empresário espanhol.

Especialmente patéticos som os casos da Corunha e Ponte Vedra onde os governos de co-ligaçom BNG-PSOE continuam, mesmo em tempos de crise, a fomentar estas práticas ánti-económicas, antigalegas e ánti-ecologicas.


Fonte: http://www.diarioliberdade.com/index.php?option=com_content&view=article&id=3732:falta-de-publico-e-de-dinheiro-publico-deixa-sem-touradas-sarria-e-negreira&catid=16:direitos-nacionais-e-imperialismo&Itemid=46

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Visita ao Parque Zoológico da Povoação

No passado dia 22 de Maio, foi organizada pelo Grupo pelo Bem Estar Animal - Amigos dos Açores uma visita ao Parque Zoológico da Povoação. Este parque e os animais detidos nele foram embargados por causa das instalações não terem condições adequadas e não cumprirem os mínimos requisitos legais. Sem uma solução imediata para os animais, estes ficaram, no entanto, depositados provisoriamente no mesmo local.

Apesar disto, um ano depois, a situação mantém-se na mesma. O parque continua aberto ao público e os animais (os que sobrevivem) continuam nas mesmas precárias condições.

Na visita foi possível apreciar as deploráveis instalações em que são mantidos os animais. A falta de bem estar dos animais era mais que evidente no caso dum babuíno que apresentava grandes sinais de magreza, ou no caso duma arara com os típicos comportamentos anormais e neuróticos próprios de animais em cativeiro. Ainda foi possível ver aves nativas e também aves exóticas invasoras, espécies que precisariam de autorizações especiais para ser mantidas em cativeiro.




































Espécies presentes no parque:

MAMÍFEROS:
-macacos: babuínos cinocéfalos (2), macacos verdes (4).
-domésticos: coelhos, porquinhos da Índia.

AVES:
-nativas: melros (1), canários (2).
-exóticas: araras (2), papagaios da Patagónia (6), caturras (1), periquitos comuns (9).
-exóticas invasoras: bicos de lacre (6), mandarins (4).
-domésticas: gansos, patos, faisões dourados, pintadas, pavões, perus, galinhas, pombas.