quarta-feira, 9 de março de 2011

Cervejas e touradas



NÃO À CERVEJA SAGRES ENQUANTO ESTA EMPRESA PRATROCINAR ACTOS DE BARBARIDADE!!

A cerveja SAGRES tem sido uma grande patrocinadora das touradas em Portugal. Ao escolher esta posição, ela se tornou alvo, naturalmente, de BOICOTE por parte daqueles que realmente amam os animais e gostariam de ver o FIM desta barbárie.

Vamos escrever para a SAGRES? Não custa nada, é super rápido e muito fácil. Basta copiar/colar/enviar.

PAULA SANTOS


enviar e-mails para:

scc@centralcervejas.pt; servicocliente@centralcervejas.pt; ipereira@centralcervejas.pt; pportugal@centralcervejas.pt; slebre@centralcervejas.pt; ncalado@agualuso.pt; ncapela@centralcervejas.pt; provedor.scc@centralcervejas.pt; nuno.pinto.magalhaes@centralcervejas.pt; info@agualuso.pt; sal@agualuso.pt,

com cópia c/c para:
campanhas@animal.org.pt.


Mensagem sugerida:


À Administração da Central de Cervejas:
Exmos. Senhores,

Li a V. resposta, assinada pelo Senhor Nuno Pinto Magalhães, ao pedido para que terminassem a associação da marca SAGRES com as touradas, nomeadamente no Campo Pequeno, e a interpretação que faço das V. palavras é a mais objectiva e óbvia possível:

· A SAGRES / Central de Cervejas patrocina muitos eventos, entre os quais se contam eventos com touradas, e não tem – nem quer passar a ter – o cuidado de se certificar de que, de todos os eventos que patrocina, exclui destes aqueles que envolvem touradas. Essa é, muito claramente, uma opção que a SAGRES / Central de Cervejas tinha a fazer e que fez, para escolher continuar a manter-se envolvida como patrocinadora de eventos que podem incluir touradas, ao invés de se afastar disso, como oito grandes empresas o fizeram nos últimos dois meses (entre as quais a Super Bock / UNICER);

· A SAGRES / Central de Cervejas tem aceitado e continuará a aceitar que faixas publicitárias da marca sejam exibidas em plena praça de touros do Campo Pequeno, enquanto ali decorrem touradas, porque isso decorre “de uma contrapartida negocial, em termos publicitários, num local de consumo de bebidas, cuja venda é o nosso negócio [da SAGRES / Central de Cervejas]”, o que significa que, novamente, também neste aspecto particular, a SAGRES / Central de Cervejas escolhe manter a associação da sua marca às touradas ao invés de ter o cuidado de o não fazer, apesar destes serem eventos moralmente aberrantes, proibidos em quase todo o mundo e em vias de serem proibidos em Portugal, considerados por um tribunal como cruéis e susceptíveis de influírem negativamente na construção e desenvolvimento da personalidade de crianças e adolescentes, sendo que a SAGRES / Central de Cervejas decide tomar esta posição na mesma altura em que os defensores das touradas a apresentam como “a cerveja que não traiu os aficcionados”, enquanto eu e centenas de pessoas escreveram à V. empresa pedindo que tomasse a única posição eticamente correcta e comercialmente mais benéfica que poderia tomar, que seria afastar-se das touradas.

Felizmente, vivemos numa economia de mercado, livre, em que há muita concorrência e em que, enquanto umas empresas se colocam comercial e publicitária do lado errado, como a SAGRES / Central de Cervejas está a fazer, outras há, como a SUPER BOCK / UNICER, que se colocam do lado certo, do que se segue que todas as pessoas que se preocupam em estar do lado certo passarão, sem hesitações, a preferir todas as bebidas e produtos do grupo UNICER, ao mesmo tempo que passarão a rejeitar todas as bebidas e produtos do grupo Central de Cervejas, enquanto este não revir a sua posição nesta matéria. Felizmente, os consumidores têm aqui um poder que não se esgota nas decisões das empresas – mas que premeia ou castiga, sem dúvida alguma, as posições que estas decidem tomar.

Lamentando que a SAGRES / Central de Cervejas tenha decidido ficar do lado errado e deixando a certeza de que nem eu nem muitos daqueles com quem eu partilhar esta informação acompanharemos a V. empresa e os V. produtos neste erro,

Com os meus melhores cumprimentos, na certeza de que suas vendas sofrerão um reflexo desta sua equivocada decisão,

Nome:
Cidade:
E-mail:


Abaixo-assinado contra tortura de gatos em Campia


Tradição de tortura a um gato em Campia/Portugal - Costumes bárbaros e medievais:

(http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/405)

Caros amigos dos animais!

Chegou a hora de acabar com uma tradição primitiva e cruel que serve apenas para divertir uns quantos sádicos.

Acontece em Campia, uma pequena aldeia do concelho de Vouzela em Viseu. No dia de carnaval os organizadores da festa teimam em incluir uma tradição que consta do seguinte: Os organizadores caçam , roubam um gato, algures, e metem-no num cântaro onde fica fechado até à hora da festa, (todos sabemos que os gatos sofrem de forte claustrofobia, e, só isto é causa de grande angústia e sofrimento).

Depois, no largo da festa, está um grande mastro ladeado de lenha, o cântaro é elevado por cordas até ao cimo do mastro, a seguir lançam fogo á lenha que aquece o cântaro, queima as cordas e o cântaro cai desfazendo-se em cacos; o gato (se ainda puder) corre espavorido tendo á perna a parolada toda a persegui-lo com paus para ver quem lhe acerta.

Todos sabemos que os países civilizados não admitem más tradições, só as que dão alegria e bem estar a todos. Já no 3º mundo abundam as tradições em que o forte usa o fraco; Os apedrejamentos, os sacrifícios, as amputações, a escravatura, geralmente em que as vítimas são as mulheres, as crianças e os animais.

Todos nós temos obrigação de colaborar na evolução do nosso país.

Esperemos então que cada um de nós passe a palavra ao maior número de pessoas, e envie uma crítica a quem tem culpas desta prática.

Tem o presidente da junta, que é um dos organizadores, o presidente da Câmara que concorda, o padre que abençoa a festa, e todos os que vêem, calam e consentem.

As contestações isoladas de nada têm servido, pelo contrário. Temos que ser muitos a repudiar esta tradição para eles perceberem a falta de civismo.

Daqui até ao carnaval, não paremos de criticar e denunciar a quem de direito!


Assine este abaixo-assinado
Destinatário: junta.campia@clix.pt

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Anilhagem científica de aves

Sete Cidades, 20 de Fevereiro.
Fotos: Carmo Barreto.

Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus azoricus), Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula) e Tentilhão-comum (Fringilla coelebs moreletti).










Artigo de Pedro Rodrigues no Açoriano Oriental:
http://repositorio.uac.pt/bitstream/10400.3/1017/1/BIOLOGIA%2020%20Fev2011.pdf

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Observação de Aves - Lagoa das Sete Cidades

Lista das aves observadas:

  • Lagoa Azul:

- Aythya marila - Negrelho

- Podilymbus podiceps - Mergulhão caçador

- Fulica atra - Galeirão

  • Caldeira do Alferes:

- Anas clypeata - pato trombeteiro

- Aythya fuligula - Negrinha

- Platalea leucorodia - Colhereiro

- Egretta grazetta - Garça pequena branca

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Observação de aves - Lagoa das Setes Cidades



No Domingo, dia 20 de Fevereiro, decorrerá uma saída para observação de aves na Lagoa das Sete Cidades.



Pontos de encontro:

- 9h15 na plataforma em frente às Portas da Cidade de Ponta Delgada.

- 10h00 na Ponte das Sete Cidades, ponto de partida para a observação de aves.

Duração: 4 horas.

Percurso: Lagoas das Sete Cidades / Caldeira do Alferes / Mosteiros.
Inclui uma visita aos trabalhos de anilhagem do ornitólogo açoriano Pedro Rodrigues.

A participação é livre. Compareça!!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Monumentos

Os povos levantam monumentos àquilo que, no seu imaginário, constitui um modelo a seguir ou se configura como uma manifestação representativa do seu espírito colectivo.

O monumento ao Touro pensante existente em Barcelona revela, talvez, o espírito dum povo que se esforça por manter um olhar profundo sobre coisas tão aparentemente simples ou banais como a figura dum touro. O touro pensante, sentado no seu pedestal, reflecte acerca daquilo que se encontra ao seu redor, acerca das pessoas que passam, acerca do mundo… talvez acerca da origem e destino de todas as coisas. E pensando ele, e pensando também as pessoas sobre ele, a sua figura ganhou talvez, ao longo dos anos, algum tipo de respeito e reconhecimento público. E foi se calhar por isso que, no passado ano, as corridas de touros foram finalmente proibidas na cidade, nomeadamente numa praça chamada A Monumental.

Diga-se, já agora, que este monumento ao touro, de pouco mais dum metro de altura, foi sem dúvida bastante baratinho.




Pelo contrário, na Terceira foi agora levantado um monumento ao touro bem diferente. 150 mil euros pagos pelo governo regional, isto é, pagos por todos nós, serviram para isto. Esta opulência de dinheiro permitiu que o monumento não tivesse só um touro, mas três. E que todos eles tivessem não um, mas sim vários metros de altura.

O seu propósito é impressionar o freguês, provocar o medo dos homens, o desmaio das mulheres… e a gargalhada das crianças. Qual será, com tudo isto, o propósito do nosso governo, neste caso tão generoso com as artes e com os fundos públicos?

Mas, olhando para este monumento, podemos perguntar-nos algo ainda mais importante. Podemos perguntar-nos: qual será o espírito deste nosso povo?




quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Brincadeiras...

Esta é a cultura promovida pelos nossos governantes.

Dia Internacional dos Direitos dos Animais em Santa Maria

RELATÓRIO/BALANÇO DAS ACTIVIDADES COMEMORATIVAS DO DIDA-SMA

A Associação Ecológica Amigos dos Açores, através da representação local em Santa Maria, comemorou, pela primeira vez na ilha, o Dia Internacional dos Direitos dos Animais, contando com as inestiméveis parcerias da Associação Juvenil de Santa Maria (AJISM) e do Comando Territorial dos Açores da GNR, através do SEPNA, tendo-se deslocado propositadamente para o evento o seu responsável Regional Sargento José Santos.

De entre o leque de actividades desenvolvida destacam-se os seguintes:

- Dia 9 de Dezembro (quinta-feira).

Foi realizada uma reunião de trabalho com a Câmara Municipal e juntas de freguesia, tendo comparecido à chamada 6 elementos da Câmara Municipal de Vila do Porto, entre os quais o seu Presidente Carlos Rodrigues, o Vereador responsável pelo Ambiente Roberto Furtado, a Eng.ra de Ambiente Cristina Câmara e três funcionários responsáveis pela recolha e tratamento dos animais recolhidos ou entregues na autarquia. As juntas de freguesia de Almagreira, Vila do Porto, Santa Bárbara e S.Pedro também estiveram presentes, maioritariamente nas pessoas dos seus presidentes, trazendo também algumas as suas colaboradores responsáveis pelo registo e controlo de animais.

Tratou-se de uma reunião técnica muito positiva sobre as funções das Juntas de Freguesia e Câmara Municipal, acometidas pela lei, na área do registo, controlo, sanidade e proteção dos animais, no sentido de informar, prestar esclarecimentos, tirar dúvidas, registar dificuldades e disponibilizar a colaboração a prestar pelo SEPNA da GNR, tendo-se concertado ações conjuntas no futuro, no âmbito das competências de cada entidade.

- Dia 10 de Dezembro (sexta-feira).

De manhã foram realizadas acções de sensibilização e informação dirigidas às escolas do primeiro ciclo, tendo sido contempladas cerca de 55 alunos das escolas EB1/JI de Almagreira e de D.António de Sousa Braga (Santo Espírito). Foram prelectores/formadores o representante dos Amigos dos Açores professor José Melo, que apresentou o tema "Animais versus humanos" e o responsável regional do SEPNA, Sargento Santos, coadjuvado pelos elementos do SEPNA na ilha, Sérgio Oliveira e Pedro Leonardo, que apresentaram as funções daquele serviço na protecção da natureza e dos animais, leis de defesa e bem-estar animal e os deveres dos cidadãos nos cuidados e denúncia no caso da observação de de maus-tratos para com os animais.

Estes alunos, ainda puderem visitar uma exposição sobre fauna dos Açores, patenteada pelos alunos dos 1º e 4º anos da Escola de Almagreia, no âmbito do seu PCT "Ambiente e Qualidade de Vida", com a colaboração do CADEP-CN dos Amigos dos Açores, que forneceu panfletos e brochuras sobre avifauna.

De tarde, foram realizadas outras acções de sensibilização/informção dirigidas a duas turmas do 3º Ciclo do Ensino Básico, no anfiteatro dos Serviços de Ambiente, tendo as temáticas sido as mesmas.

Todos os cerca de 100 alunos, assim como os seus professores receberam diplomas de participação, crachás e desdobráveis sobre informações legislativas de protecção animal, deveres dos cidadãos e das entidades públicas e a Declaração Universal dos Direitos os Animais fornecida pelo GBEA dos Amigos dos Açores.

À noite, também no anfiteatro dos Serviços do Ambiente, encerrou-se as comemorações do DIDA-SMA com uma sessão pública destinada ao público em geral, associações e serviços públicos que lidam de perto e têm responsabilidades acometidas por lei no âmbito da sanidade, segurança e bem-estar animal.

Nesta sessão o responsável local dos Amigos dos Açores, proferiu uma comunicação sobre Os direitos dos animais à luz da DUDA e a sua tradução legislativa e aplicação em Portugal, o professor Daniel Gonçalves da AJISM, apresentou um projecto de alerta para a atenção a ter com os animais nas estradas, através da colocação de cartazes e, no desenvolvimento do tema central, o Sagento Santos, coadjuvado por dois colegas do SEPNA, versou sobre questões como Combate aos ilícitos, maus-tratos e abandono de animais (companhia, caça, produção, selvagens), Leis vigentes e funções do SEPNA da Guarda Nacional Republicanana, Observãncia do seu cumprimento e Responsabilidades da Câmara Municipal e das juntas de freguesia no registo, sanidade, segurança pública, recolha e bem-estar animal.


Como balanço e em jeito de avaliação sumária, consideramos que com o DIDA-SMA 2010, os Amigos dos Açores, e os nossos parceiros de organização, deram um importante passo no desiderato de contribuir activamente para um maior conhecimento dos direitos dos animais, aumento de sensibilidade/responsabilidade pública para o seu bem-estar, assim como criar paulatinamento uma maior massa crítica social de crianças, jovens e adultos contra situações de abandono e maus-tratos que também vão ocorrendo em Santa Maria, proporcionando também informação legislativa de protecção animal e esclarecimento sobre responsabilidades acometidas ao poder local, entidades públicas regionais e autoridades, nomeadamente o SEPNA, no ãmbito do registo, conbtrolo, sanidade, sgurança e promoção do bem-estra animal.

Estamos cientes que muito caminho há ainda a percorrer, mas "quem não inicia a viagem não poderá almejar o destino desejado", sendo fundamental que todos os que têm responsabilidades e obrigação e fazer esse "percurso" na promoção do bem-estar, animal caminhem no mesmo sentido.

Da nossa parte vamos fazer o que nos compete, sensibilizando, formando, informando e exigindo responponsabilidades e pro-actividades a quem de direito, sempre de forma colaborativa.

Agradecimentos muito reconhecidos ao SEPNA nas pessoas do Sargento Santos e agentes locais, à nossa parceira AJISM, ao Parque Natural de Ilha pelo apoio logístico e divulgação, à Câmara Municipal de Vila do Porto pela abertura e interesse demostrado, às juntas de freguesias pela sua participação e vontade de melhorar procedimentos e ao Asas do Atlãntico e Baluarte pela divulgação.

José Melo
Amigos dos Açores, Sta Maria

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Dia Internacional dos Direitos dos Animais



O Dia Internacional dos Direitos dos Animais, comemorado no dia 10 de Dezembro, pretende chamar a atenção sobre a forma como são tratados os nossos amigos animais. Embora na nossa sociedade os animais sejam vistos cada vez menos como simples objectos ou como meras mercadorias, ainda hoje são frequentes as situações em que a dignidade e a integridade dos animais são claramente desrespeitadas.

Tratando de contrariar a persistência destas situações que atentam contra os animais, surgiu a Declaração Universal dos Direitos do Animal, aprovada pela organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e posteriormente pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esta Declaração considera que todo o animal tem direitos, como o direito à existência, ao respeito, a não ser submetido a maus tratos, sofrimento físico ou psicológico, a não ser abandonado, a não ser explorado para entretenimento do homem… A Declaração considera ainda que o respeito pelos animais tem uma grande componente ética, pois tem uma relação directa com o respeito que têm os homens entre eles próprios.

A associação Amigos dos Açores, através do seu recentemente criado Grupo pelo Bem-Estar Animal, pretende defender activamente os direitos dos animais. Assim, no âmbito deste dia, a Associação colabora na realização dalgumas acções de sensibilização pública, nomeadamente na ilha de Santa Maria.

Aproveitando a data, os Amigos dos Açores voltam a chamar a atenção para um problema de maltrato animal que se vem arrastando há vários anos na ilha de São Miguel: o intitulado Parque Zoológico da Povoação, sito no centro desta Vila.

No chamado Parque Zoológico da Povoação uma série de animais selvagens são mantidos em instalações totalmente inadequadas, em condições que não respeitam a sua dignidade nem a sua qualidade de vida. Nalguns exemplares são evidentes as más condições físicas e psíquicas, que têm levado, mesmo, alguns turistas a denunciarem a situação. As deficientes condições, incumprindo a legislação em vigor sobre parques zoológicos, levaram ao embargo deste recinto há um ano. No entanto, por não existir na ilha instalações adequadas para o seu acolhimento, os animais ficaram, em termos legais, depositados no mesmo local.

No entanto, incompreensivelmente o recinto continua aberto ao público apesar de estar embargado. E nem sequer existe qualquer aviso aos visitantes que informe sobre a sua situação legal. O local é, ainda, publicitado nos mapas turísticos, como os editados pelo próprio Governo dos Açores. Entretanto, nem há melhorias nas instalações nem os animais são conduzidos para umas instalações adequadas.

É de referir que situação idêntica, de falta de respeito pelos animais, acontece em diversos Parques dos Serviços Florestais na ilha de São Miguel, onde existem animais em cativeiro expostos em condições lamentáveis, que não cumprem a legislação do bem-estar animal.


Declaração Universal dos Direitos dos Animais em:
www.amigosdosacores.pt/?page_id=2528

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Santa Maria: Comemoração do Dia Internacional dos Direitos dos Animais



No âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Direitos dos Animais (10 de Dezembro), os Amigos dos Açores, em parceria organizativa com a AJISM e o SEPNA da GNR, realizarão uma série da actividades de caris pedagógico juntos das escolas, encontro técnico com a Câmara Municipal e juntas de freguesia e uma sessão pública às 20:30h da sexta-feira (10 Dezembro), no anfiteatro Dalberto Pombo, destinada ao público em geral e entidades e associações que lidam de perto e/ou têm responsabilidades no bem-estar animal.

Os temas tratados serão os seguintes:

= Os direitos dos animais à luz da DUDA (Declaração Universal dos Direitos dos Animais);

= Combate aos ilícitos, maus-tratos e abandono de animais (companhia, caça, produção, selvagens):

- Leis vigentes e funções do SEPNA da Guarda Nacional Republicana,
- Responsabilidades da Câmara Municipal e das juntas de freguesia.


Na sessão pública da sexta-feira à noite háverão comunicações introdutórias da responsabilidade dos responsáveis dos Amigos dos Açores e da AJISM, sendo o tema central tratado pelo responsável regional do SEPNA da GNR, que se deslocará à ilha para o efeito.



Local: Anfiteatro CIA Dalberto Pombo (Santa Maria)
Hora: 20:30h
Prelectores: José Melo e Daniel Gonçalves
Sargento Santos - SEPNA da GNR.