terça-feira, 17 de maio de 2011

MAIS GATINHOS DE SANTA MARIA

 ADOTE UM DESTES LINDOS GATINHOS

Um desses gatinhos está à sua espera.
 A nossa amiga Vera Carvalho, dispõe para oferta quatro lindos gatinhos (2 machos e 2 fêmeas), como podem ver na imagem, podendo os interessandos contatar diretamente com ela pelo (tm 910654846) ou através do endereço eletrónico do CADEP-CN, ou dosAmigos dos Açores-Santa Maria (santamaria@amigosdosacores.pt) que estabeleçaremos a ponte.
Informamos que os cinco gatinhos da Senhora Rita Câmara, que foram recentemente anunciados para oferta, aqui no GBEA, já foram todos adotados, tendo os alunos do  CADEP-CN, ficado com quatro deles, após a autorização e a assinatura do contrato de compromisso por parte dos encarregados de educação.

FAÇA DOS ANIMAIS SEUS AMIGOS E TRATE-OS COM O RESPEITO E A DIGNIDADE QUE ELES MERECEM.

ANUMAL NÃO É COISA: É UMA VIDA!

ANIMAL DEVE SER TRATADO COMO ANIMAL
 Por Giovana Damaceno

Pagava o pacote de ração da minha gata no balcão da loja, quando a balconista pediu a outro funcionário que retornasse com o cão, que acabara de tomar banho, pois a guardiã dele chegaria atrasada. “Tranca lá dentro; ele é muito bagunceiro”.
E nós, quando vimos o animal, claro, ficamos encantados com a beleza dele. Branquinho, peludo, orelhas grandes, todo escovado e com cara de sapeca. “Trancar? Tadinho!” E a vendedora me contou que o cãozinho com cara de Totó era, na verdade, um furacão. “Mas, como assim, um furacão?”, quisemos entender. E ela nos explicou que o Bud – esse é o nome do cão – passara uma temporada na casa dela durante uma viagem da dona e destruíra até o sofá.

“O pobrezinho mora em apartamento e passa o dia inteiro trancado em um banheiro. Diz a guardiã dele que o leva a passear todos os dias, mas mesmo assim, acaba sendo pouco. Vai à rua, volta para o banheiro. Não vê nada, nem ninguém, nem pode brincar”, contou a balconista para a pequena plateia chocada em torno dela.

Minha pergunta é: por que quis ter um cachorro?

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mais 7 mil euros para tortura...



Associação ANIMAL:
Câmara Municipal de Alcobaça oferece 7 mil euros para realização de tourada

No seu blog pessoal http://uniralcobaca.blogspot.com/2011/05/45099maio15h423-reuniao-publica-da-cma.html, um vereador da Câmara Municipal de Alcobaça denuncia o escândalo: Câmara Municipal entrega 7 mil euros para realização de tourada a favor dos Bombeiros Voluntários da Benedita, a acontecer no dia 22 de Maio.

Rogério Raimundo (Vereador-CDU): "Uma coisa é apoiar os Bombeiros ou a Junta de Freguesia para as festas da vila ou para as festas dos bombeiros. Outra coisa é apoiar especificamente a realização duma tourada! Sou contra touradas e muito mais sou contra que os dinheiros públicos as financiem!!! Sou a favor dos bombeiros e das festas da vila da Benedita!!! Esta verba para 1 tourada é + que todo o apoio que é dado a 1 banda ou a 1 escola de música que trabalham todo o ano!!! Inaceitável!!!"

Para ajudar os “Soldados da Paz”, o Executivo Camarário de Alcobaça promove e apoia o sacrifício de animais. Este é apenas mais um exemplo de uma instituição pública que, deixando que gostos pessoais dos seus decisores levem a melhor, se suja de sangue, e entra na “Lista Negra” de concelhos a boicotar.





Por favor, envie a mensagem abaixo sugerida – ou escreva e envie a sua mensagem, se preferir:

Para:
cmalcobaca@cm-alcobaca.pt, secretariado.gap@cm-alcobaca.pt
(Geral e Gabinete de Apoio à Presidência)

Com CC a:
campanhas@animal.org.pt

Mensagem Sugerida:

Exmo. Senhor Dr. Paulo Inácio,
Digníssimo Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça,
Excelência,
Acabei de saber, através do blog http://uniralcobaca.blogspot.com/2011/05/45099maio15h423-reuniao-publica-da-cma.html, que, no próximo dia 22 de Maio, domingo, terá lugar na Benedita uma “tourada de beneficência” a favor dos Bombeiros Voluntários da Benedita, e que esta será patrocinada pela Câmara Municipal de Alcobaça com a quantia de 7 mil euros.
É do conhecimento geral que a indústria tauromáquica, numa constante tentativa para se tentar legitimar moral e socialmente, procura por todos os meios instrumentalizar instituições de solidariedade social, anunciando “touradas de beneficência” como meio de se apresentar como uma indústria solidária, tentando, assim, diluir a oposição ética que levanta pelo facto de torturar e massacrar milhares de animais em praças de touros todos os anos, em várias zonas do país. O que jamais deveria acontecer seria que esta indústria contasse com a cumplicidade de uma Instituição do Estado. É louvável que a Câmara Municipal de Alcobaça queira apoiar a corporação de Bombeiros da Benedita, mas fazê-lo através do derramamento de sangue é simplesmente chocante e absolutamente inaceitável.
Pela minha parte, e enquanto a Câmara Municipal de Alcobaça continuar a promover e apoiar espectáculos degradantes - como no caso em apreço-, farei questão de boicotar esse concelho, e pedirei a todos os meus amigos e conhecidos para que sigam o meu exemplo.
Agradecendo antecipadamente a atenção que possa ser dedicada à presente mensagem, e ficando na expectativa de uma resposta, que espero que vá no sentido do cancelamento da tourada e da promoção de um outro evento (desta feita, sem recurso à exploração de animais) que venha a beneficiar os Bombeiros Voluntários da Benedita , apresento os meus mais respeitosos cumprimentos,
De V. Exa.
Nome:
Cidade:
E-mail:

segunda-feira, 9 de maio de 2011

5 gatinhos para adoção em Santa Maria



http://natur-mariense.blogspot.com/2011/05/adote-um-gatinho.html

Informamos que a amiga Rita Câmara, dispõe para oferta cinco lindos gatinhos (3 machos e duas fêmeas), como podem ver na imagem, podendo os interessandos contatar diretamente com ela ou através do endereço do CADEP-CN, que estabeleçaremos a ponte.

Dois alunos do CADEP-CN, já mostraram interesse, estando a aguardar a autorização e a assinatura do contrato de compromisso por parte dos encarregados de educação.

Recordamos que a Dra. Rita Câmara, respondeu, à cerca de um ano, a um anúncio do CADEP-CN para adopção de cães disponíveis em S.Miguel, tendo na decorrência adoptado o "Bruno".

FAÇA DOS ANIMAIS SEUS AMIGOS E TRATE-OS COM RESPEITO E DIGNIDADE!

José Andrade Melo

domingo, 8 de maio de 2011

Semana Académica em Lisboa



Por favor, Envie a Sua Mensagem de Protesto Contra a “Vacada Académica 2011”

A ANIMAL recebeu a indicação de que a Garraiada Académica prevista para acontecer na próxima terça-feira, dia 10 de Maio, no Campo Pequeno, foi substituída por uma “Vacada” a ter lugar no Parque de Estacionamento da Universidade Lusíada de Lisboa. Infelizmente, não é a primeira vez que tal acontece, e mesmo a ANIMAL tendo feito (na altura) queixa às autoridades competentes, os eventos aconteceram na mesma.

Por favor ajude a a aumentar a pressão que estamos a fazer para que a “Vacada” não aconteça, e, dessa forma, ajude a evitar que uma vaca indefesa venha a ser perseguida e brutalizada por um grupo de pessoas que, aparentemente, não têm nada de útil com que se ocupar. Por favor não deixe que o facto de ser fim-de-semana a/o impeça de enviar e-mails; faça-o, para que na próxima segunda-feira o Reitor da Universidade Lusíada veja que os animais têm muitas pessoas que se preocupam com eles.

Por favor, envie a mensagem abaixo sugerida – ou escreva e envie a sua mensagem, se preferir – para:
Reitor da Universidade Lusíada:
mmmpsc@lis.ulusiada.pt
dionisio@lis.ulusiada.pt

Com CC a:
campanhas@animal.org.pt

E também com CC à Associação Académica de Lisboa:
geral@aal.pt

Mensagem Sugerida:


Exm.º Senhor Professor Doutor Engenheiro Diamantino Freitas Gomes Durão,
Digníssimo Reitor da Universidade Lusíada de Lisboa,

Tomei conhecimento de que, em conjunto com a Associação Académica de Lisboa, a Associação Académica Lusíada irá participar numa “vacada”, prevista para acontecer no próximo dia 10 de Maio, terça-feira, no Parque de Estacionamento da Universidade Lusíada de Lisboa. O choque com que recebi a notícia de que um tal evento pudesse sequer suceder, acrescido do facto de ter sabido que o mesmo tem tido lugar ano após ano no mesmo local, fizeram-me contactar V. Exa. no sentido de o alertar para o seguinte: este tipo de divertimento, imoral e desprovido de qualquer sentido na sociedade moderna e evoluída na qual estamos inseridos, representa mais um sintoma gravíssimo de incivilidade e primitivismo com que o nosso país parece querer cada vez mais ser identificado, e mancha, com efeito, o nome de qualquer instituição respeitável, como é o caso da que V. Exa. rege. A diversão que os alunos pretendem com as festas da semana académica pode perfeitamente acontecer sem animais; não há qualquer justificação para perseguir, humilhar, nem praticar sejam que sevícias forem a um animal indefeso. Como V. Exa. concordará, os jovens devem ser educados no sentido de nutrir compaixão e respeito pelos outros animais que partilham com eles o Planeta, para que dessa forma venham a ser adultos conscientes da responsabilidade que todos carregamos para com o nos rodeia, sejam outros humanos, animais e/ou o ambiente.

Venho ainda informar V. Exa. de que, além da questão ética acima exposta, parece-me questionável a legalidade desse “espectáculo”, de modo que tomei providências no sentido de o denunciar às autoridades veterinárias competentes.

Com a certeza de que V. Exa. tomará uma posição firme que levará à substituição daquele evento por um outro livre de crueldade, despeço-me,
Com os melhores cumprimentos,
De V. Exa.

Nome:
Cidade:
E-mail:

quinta-feira, 21 de abril de 2011

É isto uma universidade?



Vimos apelar a que manifeste o seu desagrado pela utilização de dinheiros públicos na promoção de uma garraiada pela Associação Académica da Universidade dos Açores, enviando um e-mail com o texto abaixo ou com um texto original para a referida associação, para o presidente do Governo Regional dos Açores, para o Reitor da Universidade dos Açores e para a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Envie um mail para:
aaua@uac.pt , dscar@uac.pt, presidencia@azores.gov.pt, bertacabral@mpdelgada.pt

E envie também uma cópia para:
acoresmelhores@gmail.com

* * * * *



Exmo. Senhor Presidente da Associação Académica da Universidade dos Açores

(Com Conhecimento ao Presidente do Governo dos Açores e ao Reitor da Universidade dos Açores e à Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada)

Foi com alguma surpresa que tomamos conhecimento que a Associação Académica da Universidade dos Açores, com o apoio de dinheiros públicos, uma vez mais vai promover uma “garraiada"

Atendendo a tal actividade nada tem a ver com a cultura do povo micaelense, constituir um desrespeito pela Declaração Universal dos Direitos do Animal que reconhece a necessidade de se respeitar o bem-estar e natureza dos animais não humanos e constituir um mau uso dos dinheiros públicos numa altura em que são conhecidas as dificuldades orçamentais da Universidade dos Açores e tanto os Açores como o resto do território nacional, está a atravessar uma crise económica e social que se traduz no número crescente de desempregados e na dificuldade por que passam as pequenas e médias empresas, vimos manifestar o nosso repúdio pela integração da garraiada na Semana Académica que só pode ser entendida como parte da investida, em São Miguel, por parte de alguns aficionados terceirenses que pretendem popularizar as touradas com o fim único de introduzir nos Açores as touradas picadas e os touros de morte.

Aproveitamos para declarar o nosso compromisso de tudo fazer para denunciar, a nível nacional e internacional, o mau uso dado aos dinheiros públicos para a manutenção de uma indústria decadente que vive do sofrimento dos animais.

Com os melhores cumprimentos

(Nome)

(Localidade para os residentes em Portugal ou País)


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Cota de focas a serem mortas em 2011


Na sexta-feira passada, a Ministra Canadiana das Pescas, Gail Shea, anunciou a cota de focas que podem ser mortas em 2011: 468,200 focas! Esta é a maior cota da História, desde que o sistema de cotas foi instituído. Para saber mais acerca deste grave e massivo assassinato de animais, por favor queira visitar: http://www.harpseals.org/index.php

Tal como tem feito todos os anos (com excepção do ano de 2010), a ANIMAL protestará contra o horror acima descrito. Para além do protesto simbólico que promoverá no próximo dia 14 de Abril, entre as 13h e as 14h, em frente à Embaixada do Canadá em Lisboa, e no qual fica desde já convidada/o a participar, a ANIMAL promove também um protesto por e-mail. Por favor escreva a sua própria mensagem, ou copie a carta abaixo sugerida, e envie-a para:



lsbon@international.gc.ca

Com cc a:
campanhas@animal.org.pt

* * * * *


To The Ambassador to the Embassy of Canada in Portugal,

Mrs. Anne-Marie Bourcier,

Excellency,

It was with a feeling of shock and disbelief that I have learned that Canada still goes on hunting and killing helpless animals, namely seals, and that the quote established for 2011 has risen to the incredible number of 468,200. This means that 468,200 individuals will be brutalized, for no justifiable reason. Modern science - and also common sense-, tells us that there is no evidence that such a killing is needed, and I, as a compassionate and civilized person, choose to boycott Canada and Canadian products as long as this cruel activity lasts, and I am asking all my friends and family to do the same.

I hope that Canadian authorities put their morals over their interests and make the decision to stop such an appalling activity. The world is watching Canada, and more and more countries are joining the boycott.

I urge you to pass Portuguese people’s message to Canadian officials: we will boycott Canada until the killing ends.

Respectfully,

Name:
City:
E-mail:

terça-feira, 22 de março de 2011

Touradas Património da Humanidade?



Assine a petição para que a UNESCO não declare as touradas Património da Humanidade:

http://www.petitions24.com/contra_la_declaracion...

* * * * *


"Pedimos a la UNESCO que ni la tauromaquia ni los Festejos Taurinos Populares sean declarados Patrimonio Intangible de la Humanidad."

Carta a la Sra Duvelle

Como anuncian los medios de comunicación el adinerado y poderoso lobby taurino ha presentado la "fiesta" para que sea declarada Patrimonio Mundial Cultural Inmaterial de la UNESCO, propuesta apoyada por políticos, instituciones y empresarios cuyos intereses y gustos personales están casados de una manera u otra con la tauromaquia.

Según lo declarado en la última Convención Internacional Taurina de Contoromex en Tijuana, México, el pasado verano de 2010, ciudades como Arles, Nimes, Bézier en Francia, Madrid, Murcia, Sevilla y la Asociación Internacional de la Tauromaquia en España, así como el Consejo Nacional Taurino en México, entre otros, han expresado su intención de solicitar dicha declaración.

En este sentido, quisiera, como todos los firmantes de esta petición, expresar mi más profundo rechazo a que las corridas de toros y/o los festejos taurinos populares puedan ser declarados Patrimonio Intangible de la Humanidad por la UNESCO, ya que (de acuerdo al artículo 2 de sus estatutos):

1. No es reconocido como tal por la mayoría de los ciudadanos de las ciudades y países donde se lleva a cabo, como lo demuestra la reciente prohibición en Cataluña, España, la prohibición ya existente en las Islas Canarias desde 1999, o cualquiera de las encuestas que se puedan consultar sobre el tema como la realizada por Gallup/IG Investiga, donde el 67,2% de los españoles muestra ningún interés o rechaza los toros. Más información en inglés aquí: http://www.slideshare.net/MartaEstebanMiano/spain-and-bullfighting

2. Debido a que no se ajusta a las normas mínimas de ética humana, porque no es ético que nos entretengamos con un espectáculo que incluya el sufrimiento, la sangre y la muerte de un animal, haciendo caso omiso y enseñar a nuestros hijos a ignorar cualquier activo de la empatía o compasión que crezca en los corazones de los espectadores.

Asimismo, le pido que la red internacional antitaurina o uno de sus miembros en su nombre actúe antitaurina actúe como ONG consultora de los comités encargados de estudiar la solicitud de los taurinos, tal y como permite el artículo 8 de sus estatutos. La red cuenta con un amplio grupo de expertos en Derecho de Veterinaria, Sociología, Ingeniería Agronómica, periodistas, miembros de partidos políticos, que pueden proporcionar información exacta y objetiva. Sé que la red ya se ha puesto en contacto directamente con usted con este propósito. Ruego escuchen su legítima petición.

Por último quisiera recordarles la amplia lista de líderes mundiales y celebridades que apoyan nuestra causa, entre los que me gustaría mencionar que el Dalai Lama o el Premio Nobel Coetzee, entre otros.

Querida señora Duvelle, me dirijo a usted como principal responsable de la Sección del Patrimonio Cultural Inmaterial. Hemos leído sus palabras cuando dijo: "Cada expresión del patrimonio inmaterial es preciosa para los que lo practican, proporcionándoles la esencia misma de su pertenencia a su comunidad". Sin embargo, las corridas de toros es para la mayoría de los españoles, franceses, portugueses y los latinoamericanos, una práctica que les avergüenza, que los divide y genera un número creciente de voces que reclaman su fin.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Cervejas e touradas



NÃO À CERVEJA SAGRES ENQUANTO ESTA EMPRESA PRATROCINAR ACTOS DE BARBARIDADE!!

A cerveja SAGRES tem sido uma grande patrocinadora das touradas em Portugal. Ao escolher esta posição, ela se tornou alvo, naturalmente, de BOICOTE por parte daqueles que realmente amam os animais e gostariam de ver o FIM desta barbárie.

Vamos escrever para a SAGRES? Não custa nada, é super rápido e muito fácil. Basta copiar/colar/enviar.

PAULA SANTOS


enviar e-mails para:

scc@centralcervejas.pt; servicocliente@centralcervejas.pt; ipereira@centralcervejas.pt; pportugal@centralcervejas.pt; slebre@centralcervejas.pt; ncalado@agualuso.pt; ncapela@centralcervejas.pt; provedor.scc@centralcervejas.pt; nuno.pinto.magalhaes@centralcervejas.pt; info@agualuso.pt; sal@agualuso.pt,

com cópia c/c para:
campanhas@animal.org.pt.


Mensagem sugerida:


À Administração da Central de Cervejas:
Exmos. Senhores,

Li a V. resposta, assinada pelo Senhor Nuno Pinto Magalhães, ao pedido para que terminassem a associação da marca SAGRES com as touradas, nomeadamente no Campo Pequeno, e a interpretação que faço das V. palavras é a mais objectiva e óbvia possível:

· A SAGRES / Central de Cervejas patrocina muitos eventos, entre os quais se contam eventos com touradas, e não tem – nem quer passar a ter – o cuidado de se certificar de que, de todos os eventos que patrocina, exclui destes aqueles que envolvem touradas. Essa é, muito claramente, uma opção que a SAGRES / Central de Cervejas tinha a fazer e que fez, para escolher continuar a manter-se envolvida como patrocinadora de eventos que podem incluir touradas, ao invés de se afastar disso, como oito grandes empresas o fizeram nos últimos dois meses (entre as quais a Super Bock / UNICER);

· A SAGRES / Central de Cervejas tem aceitado e continuará a aceitar que faixas publicitárias da marca sejam exibidas em plena praça de touros do Campo Pequeno, enquanto ali decorrem touradas, porque isso decorre “de uma contrapartida negocial, em termos publicitários, num local de consumo de bebidas, cuja venda é o nosso negócio [da SAGRES / Central de Cervejas]”, o que significa que, novamente, também neste aspecto particular, a SAGRES / Central de Cervejas escolhe manter a associação da sua marca às touradas ao invés de ter o cuidado de o não fazer, apesar destes serem eventos moralmente aberrantes, proibidos em quase todo o mundo e em vias de serem proibidos em Portugal, considerados por um tribunal como cruéis e susceptíveis de influírem negativamente na construção e desenvolvimento da personalidade de crianças e adolescentes, sendo que a SAGRES / Central de Cervejas decide tomar esta posição na mesma altura em que os defensores das touradas a apresentam como “a cerveja que não traiu os aficcionados”, enquanto eu e centenas de pessoas escreveram à V. empresa pedindo que tomasse a única posição eticamente correcta e comercialmente mais benéfica que poderia tomar, que seria afastar-se das touradas.

Felizmente, vivemos numa economia de mercado, livre, em que há muita concorrência e em que, enquanto umas empresas se colocam comercial e publicitária do lado errado, como a SAGRES / Central de Cervejas está a fazer, outras há, como a SUPER BOCK / UNICER, que se colocam do lado certo, do que se segue que todas as pessoas que se preocupam em estar do lado certo passarão, sem hesitações, a preferir todas as bebidas e produtos do grupo UNICER, ao mesmo tempo que passarão a rejeitar todas as bebidas e produtos do grupo Central de Cervejas, enquanto este não revir a sua posição nesta matéria. Felizmente, os consumidores têm aqui um poder que não se esgota nas decisões das empresas – mas que premeia ou castiga, sem dúvida alguma, as posições que estas decidem tomar.

Lamentando que a SAGRES / Central de Cervejas tenha decidido ficar do lado errado e deixando a certeza de que nem eu nem muitos daqueles com quem eu partilhar esta informação acompanharemos a V. empresa e os V. produtos neste erro,

Com os meus melhores cumprimentos, na certeza de que suas vendas sofrerão um reflexo desta sua equivocada decisão,

Nome:
Cidade:
E-mail:


Abaixo-assinado contra tortura de gatos em Campia


Tradição de tortura a um gato em Campia/Portugal - Costumes bárbaros e medievais:

(http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/405)

Caros amigos dos animais!

Chegou a hora de acabar com uma tradição primitiva e cruel que serve apenas para divertir uns quantos sádicos.

Acontece em Campia, uma pequena aldeia do concelho de Vouzela em Viseu. No dia de carnaval os organizadores da festa teimam em incluir uma tradição que consta do seguinte: Os organizadores caçam , roubam um gato, algures, e metem-no num cântaro onde fica fechado até à hora da festa, (todos sabemos que os gatos sofrem de forte claustrofobia, e, só isto é causa de grande angústia e sofrimento).

Depois, no largo da festa, está um grande mastro ladeado de lenha, o cântaro é elevado por cordas até ao cimo do mastro, a seguir lançam fogo á lenha que aquece o cântaro, queima as cordas e o cântaro cai desfazendo-se em cacos; o gato (se ainda puder) corre espavorido tendo á perna a parolada toda a persegui-lo com paus para ver quem lhe acerta.

Todos sabemos que os países civilizados não admitem más tradições, só as que dão alegria e bem estar a todos. Já no 3º mundo abundam as tradições em que o forte usa o fraco; Os apedrejamentos, os sacrifícios, as amputações, a escravatura, geralmente em que as vítimas são as mulheres, as crianças e os animais.

Todos nós temos obrigação de colaborar na evolução do nosso país.

Esperemos então que cada um de nós passe a palavra ao maior número de pessoas, e envie uma crítica a quem tem culpas desta prática.

Tem o presidente da junta, que é um dos organizadores, o presidente da Câmara que concorda, o padre que abençoa a festa, e todos os que vêem, calam e consentem.

As contestações isoladas de nada têm servido, pelo contrário. Temos que ser muitos a repudiar esta tradição para eles perceberem a falta de civismo.

Daqui até ao carnaval, não paremos de criticar e denunciar a quem de direito!


Assine este abaixo-assinado
Destinatário: junta.campia@clix.pt