Açores - Violação das regras do transporte de animais
O Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente dos Açores detectou nos últimos dias, Porto Comercial de Ponta Delgada, duas situações de violação das regras do transporte de animais.
Numa primeira acção os militares detectaram a existência de quatro touros fechados em gaiolas utilizadas para o transporte destes animais e que iriam permanecer ali fechados ao sol, durante três dias, enquanto aguardavam ligação para outro destino. A segunda situação ocorreu ontem (dia 27) quando os guardas verificaram que um contentor, proveniente do continente português e com destino a uma das ilhas do grupo central dos Açores, transportava suínos em situação de sobrelotação, tendo dois deles morrido na viagem. Estas ocorrências foram assinaladas no decorrer de acções de sensibilização e de fiscalização pelo respeito do bem estar animal e estado sanitário dos mesmos, tendo já sido elaborados vários autos por infracção e violação às normas em vigor, nomeadamente, no que refere ao abandono de animais, transporte de animais, introdução de espécies protegidas ou invasoras na Região Autónoma dos Açores.

No dia 6 de Maio, recebemos um e-mail a informar que um cão de pequeno porte estava em muito mau estado, já imóvel, nas rochas junto às piscinas da Ribeira Grande e com uma enorme corrente ao pescoço. No dia seguinte, uma das nossas sócias (e madrinha do Pepe) foi ao local para o ir buscar e deparou-se com um pequeno cão, que de facto já não se conseguia mexer devido ao estado de fraqueza em que se encontrava, com uma grande e pesada corrente ao pescoço.



O nosso muito obrigado a quem denunciou o caso, à nossa sócia e madrinha deste felizardo e aos médicos veterinários da Clínica Veterinária do Pópulo que, desde a primeira hora, tudo fizeram para que o Pepe recuperasse.





