sexta-feira, 27 de abril de 2012

O “25 DE ABRIL” E A “LIBERTAÇÃO ANIMAL, DESTACADOS NA MARCHA DA LIBERDADE EM SANTA MARIA


= O IMPACTO RESULTOU E A MENSAGEM PASSOU = 
-
Subordinado ao tema “Libertação Animal” o CADEP-CN e representação dos Amigos dos Açores, em Santa Maria, com a colaboração do CAMAC (Centro de Acolhimento Municipal de Animais de Companhia), realizou no dia 25 de abril, um Dog Trekking especial, integrado na “Marcha da Liberdade” organizada pela AJISM. 
-
-

Para além de vincar e enaltecer os "valores de Abril”, pretendeu-se sensibilizar para a extensão dos princípios de liberdade e da defesa de direitos a todos os seres, que pela sua condição biológica e senciência, “sentem como gente”, sendo eticamente exigível a sua proteção, acesso à saúde, carinho, alimentação e espaços condignos para desenvolverem as sua natureza intrínseca de mobilidade e exercício.  
-
A moderna expressão “LIBERTAÇÃO ANIMAL”, que começa a ganhar terreno na sociedade hodierna, concetualiza a felicidade e liberdade para todas as criaturas, incluindo os não humanos, pugnando pelo seu bem-estar, arrepio de sofrimentos desnecessários; combate aos abandonos e aos maus-tratos e libertação de práticas retrógradas que os instrumentalizam em espetáculos como touradas e circos, onde são veementemente torturados e privados de liberdade, para negócios de alguns.  
-
Nesta participação, através do cartaz central e das T Shirts foi transmitida esta mensagemn de “libertação” e de “direitos para todos os seres”, vincando-se particularmente o problema do abandono dos animais de companhia – atos cruéis e degradantes da nossa sociedade --, e apelo às adoções responsáveis, libertando das grades do canil, os “amigos” que a incúria humana os condenou.  
-
A mensagem principal foi bem acolhida, tendo impacto no, público assistente os valores estampados nas T Shirts, a ter em conta em termos de responsabilidade social para com os animais de companhia -- DIREITOS, LIBERDADE, RESPONSABILIDADE PROTEÇÃO, SAÚDE, RESPEITO... 
-
Os apelos-chave, atinentes ao CAMAC de Vila do Porto -- NÃO ABANDONE E ADOTE --, igualmente tiveram impacto e até efeitos imediatos, pois, durante o Dog Trekking foram contratualizadas três adoções e uma outra ficou pendente de ponderação.
-
Os "valores de Abril" estão vivos, sendo necessário pugná-los e reafirmá-los mais do que nunca, defendendo-os para nós e para os nossos amigos animais.
-
* José Andrade Melo
  Amigos dos Açores, Sta Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário