terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Documentário "Touros de Lide"

Olá Amigos dos Animais.

Na passada sexta-feira passou na RTP Açores o documentário "Touros de Lide".
Um programa com um conteúdo violento, que fez com que entrássemos no fim de semana com o pé esquerdo.
Ora, como defensores do Bem-estar Animal, éra-nos impossível ficar indiferente à decisão da Direcção da RTP/Açores, de passar aquele documentário à hora que passou.
Escrevemos a seguinte carta, a fazer notar a nossa indignação:


"Ex.mo Sr. Director da RTP Açores
Dr. Pedro Bicudo

Data: 21 de Dezembro de 2009

Assunto: Não à Violência no horário dito Nobre, “Touradas só nas Madrugadas”.


Vimos, por este meio, manifestar a nossa indignação pelo programa passado na sexta-feira, dia 18 de Dezembro de 2009, pelas 21horas, “Touro de Lide”.

A nossa sociedade vai evoluindo e estabelecendo parâmetros. Esses parâmetros adquirem precedência, transformam-se em leis e estas têm de ser respeitadas.

Ora em 2008 o Tribunal de Lisboa proibiu a RPT de emitir antes das 22h30m corridas de touros, por considerar este tipo de espectáculo, violento e susceptível de influenciar negativamente crianças e adolescentes.

De referir também que os programas considerados violentos devem possuir sinalética – a bolinha vermelha no canto superior direito do ecrã. Como tal não aconteceu, deduzimos, então, que por distracção dos Vossos serviços o referido programa não tenha sido agendado para mais tarde e por esquecimento não tenha sido colocado a sinalética adequada.

Como deve ser do Vosso conhecimento a 9 de Julho de 1997 foi assinado entre a AACS (Alta Autoridade para a Comunicação Social) e os operadores de televisão (RTP, SIC, TVI) um Acordo sobre a Representação da Violência na Televisão. Assim, em virtude das imagens chocantes contidas no programa supra-mencionado, deveria V. Exª ter honrado o compromisso estabelecido.

Fazendo votos que de futuro não seja cometido o mesmo erro,

Com os nossos Melhores Cumprimentos
Célia Pimentel
Coordenadora do GBEA – Grupo pelo Bem-estar Animal
Amigos dos Açores – Associação Ecológica"

1 comentário:

  1. Parabéns Célia, pela reacção pronta em nome dos Amigos dos Açores, esperando, que - responsavelmente - haja da parte da RTP-A, uma mudança em conformidade.

    Saudações natalícias e ambientais

    José Melo
    AA - Santa Maria

    ResponderEliminar