quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Visita ao canil

Meus amigos.
Eu gostei do que vi. Para quem conheceu o antigo canil, melhorou bastante. Foi notório durante a visita a constante preocupação da higiene dos habitaculos dos animais, com o pessoal responsavel sempre em cima do acontecimento. Se todos os canis deste Pais fossem assim já era ideal. Mas se me perguntassem, pode-se ter ou fazer melhor? Eu diria que sim. Nos Estados Unidos, Canada e entre outros Paises Europeus, os animais teriam mais espaço por habitaculo e teria de haver ainda uma area aberta para os animais fazerem exercicio fisico.
No presente caso isso não é possivel, dado que não existem meios humanos, nem tecnicos e a propria lei em vigor tambem nao facilita, veja-se o que resposdeu o Veterinario responsavel, quando se questionou sobre a materia: Se um animal destes morder um voluntario ao levar o cão a passear, nos seriamos responsaveis....A verdade é que alguns dos animais que ali permanecem ha muitos meses sentem necessidade de fazer o exercicio fisico. Dou o exemplo do pastor alemão que vimos a andar as voltas dentro do habitaculo e que o Veterinario reconheceu de que ele ja se encontrava psicologimente afectado. Ha mais de um ano ali encerrado, devido a um decisao de divorcio que ainda nao foi concedida em tribunal. Em conclusão o problema foi entre os donos e o animal é que está a sofrer as consequencias.
Ha que continuar este bom trabalho, mal começamos e já estamos a tirar algumas conclusões. Seria bom que o nosso amigo Feijó, também tivesse interesse em se juntar a nós.
Daniel Melo

1 comentário:

  1. No ano de 2009 entraram no canil cerca de 1500 animais, 400 foram doados e os restantes abatidos.
    Numa das Reuniões para debater a situação dos animais abandonados, foi dito de que a entrada de um animal para o canil, que seria uma entrada para o corredor da morte! Estamos a falar de animais que foram abandonados pela sociedade. Depois desta visita ficamos mais ocorrentes da situação. Na realidade a adopções são tambem feitas pela sociedade (o retorno). No ano passado foi apenas de 26% do total de efectivos e entradas. Apesar de não ser elevada esta taxa de adopção, acho que podemos considerar uma boa reacção no nosso meio pouco sensivel a estas questões. Pela parte dos responsaveis do canil, foi notoria a prorrogação do prazo para a pratica da Eutanazea, levando sempre em conta a hipotese de haver alguem que possa adoptar os animais. Se os animais nao fossem recolhidos, teriamos um serio problema de saude publica, mas ao serem recolhidos, sem a pratica do abate, traria tambem problemas de saude tanto aos animais por falta de exercicio fisico, como de qualidade de vida e sanidade das extructuras existentes.

    ResponderEliminar