quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Visita a Animais abandonados/capturados

O Grupo pelo Bem-estar Animal promoveu uma visita ao Centro de Recolha de Ponta Delgada – canil, para ver e dar a conhecer a realidade deste local, no dia 15 de Fevereiro de 2010.

Era nossa intenção obter respostas a dúvidas generalizadas, como:

· Quando foi criado o canil?
O Centro de Recolha de Ponta Delgada foi inaugurado no dia 27 de Abril de 2007 e foi o 9º canil a nível nacional a ser licenciado.
Neste local trabalham actualmente o Dr. Vergílio, a Eng. Mara, a Sr. Fátima e o Sr. Nuno.

· Qual a sua capacidade?
É um espaço que tem 53 boxes. Cada boxe comporta 3 animais de porte normal ou 5 animais pequenos. A capacidade total é de 250 animais.

· Que tipo de animais são aí acolhidos?
Somente cães e gatos.

· Por que vias é que os animais vão parar ao canil?
Estes tipos de animais chegam pelas mãos dos “donos”, por capturas efectuadas pelo Centro de Recolha, por recolhas programadas pela Câmara, por recolhas feitas pelo SEPNA e pelos funcionários que fazem a recolha de lixo.
Muitos “donos” de animais que têm crias, não respeitam o período de desmame e estas crias são deixadas no canil ainda bebés.
Verifica-se também que há uma recorrência de pessoas aquando a entrega de ninhadas, pois não controlam os seus animais no período em que estão com o cio, apesar de serem aconselhadas a recorrer à castração.

· O que fazem quando os animais chegam?
São colocados em quarentena num corredor de boxes separados dos outros animais, analisados e observados medicamente.

· Qual a rotina que têm com os animais (alimentação, higienização, consultas, …)?
Todos os dias (excepto quando está fechado) a Sr.ª Fátima ou o Sr. Nuno primeiramente higienizam as boxes lavando-as.
Ao final da manhã com as boxes já limpas, são distribuídas as rações. São rações secas, para evitar a propagação de doenças, pois se muitos humanos apanham intoxicações alimentares, os animais não humanos também estão sujeitos a estas doenças.
Todos os anos, é aberto um concurso público às empresas que produzem rações para animais, e comercializam medicamentos. Estes produtos são armazenados em compartimentos diferentes, para que não haja contaminação. Aqui também é cumprido o HACCP!
O médico veterinário municipal, Dr. Vergílio Oliveira, procede às consultas médicas 3 vezes por semana: às segundas, quartas e sextas ou quando ocorre algum caso urgente, apesar de estar destacado noutro local.

· Por quanto tempo permanecem os animais no Centro de Recolha?
O prazo legal para permanência dos animais é de 8 dias, mas este prazo nunca é cumprido! Os animais permanecem no Centro de Recolha por vezes meses. Só mesmo em último recurso são abatidos, como é o caso de lotação máxima.
No ano de 2009 entraram no canil cerca de 1500 animais, 400 foram doados e os restantes abatidos.

· O que é feito aos corpos dos animais que já não têm vida?
Os cadáveres são incinerados no Matadouro municipal. Primeiramente são anestesiados e depois eutanaziados.

· O que fazem para estimular a adopção de animais?
Têm alguma acção pró-activa (formação, divulgação, …)?
O Centro de Recolha é receptivo a visitas escolares, a visitas de grupos ou entidades, a iniciativas que promovam a adopção, como foi o caso da “Cãominhada”...
Enquanto ainda não têm uma sala de acolhimento, foi improvisada uma, que é a sala de refeições do pessoal.
Semanalmente aos sábados no suplemento do jornal Açoriano Oriental, “A Malta do Açoriano”, é emitido um artigo “Um Amigo para adoptar”.

· Aceitam voluntários para colaborar com o canil?
A postura do Centro de Recolha é na perspectiva de estimular a adopção e no bem-estar dos animais, portanto qualquer iniciativa que seja confluente é bem recebida.
Desta forma, foi acordado que todos os sócios dos Amigos dos Açores estão isentos de taxas, quando adoptarem um animal no Centro de Recolha de Ponta Delgada.


Até à próxima actividade,
Célia Pimentel

3 comentários:

  1. :(
    Pois, "donos"...
    Talvez um programa de castração subsidiado e divulgado pelo governo atenuasse esse cataclismo.

    ResponderEliminar
  2. Concordo, penso que a esterilização das cadelas deveria ser subsidiada, aliás a adopção de cadelas do canil municipal, deveria implicar trazê-las já esterelizadas.
    Sabe-se que a esterilização acarreta um grande encargo para os donos, daí que nem todos tenham em atenção esta situação.

    ResponderEliminar
  3. Boas!

    A visita ao canil para mim foi um bocado frustrante ao ver aqueles cães todos abandonados, que tinham dono, e que agora não têm porque "cresceram". Esta é uma mensagem a todos os que vão comprar um cão, não se esqueçam que o cão vai crescer, ele vai ficar grande, muitas pessoas não pensam nisto antes de-lhes adoptar/comprar, e isto leva a que haja centenas de cães abandonados. Não se esqueçam que todos os animais são Seres-Vivos, e eles precisam de educação, para fazerem as suas necessidades num local apropriado e desejado, aprender ao cão para não roer a mobília, etc... , com tudo isto ao que quero chegar é que um cão dá muito trabalho no inicio mas ao longo do tempo ele vai sempre aprendendo consigo, mas a tal coisa, eles crescem, dependendo da raça é claro.

    Discordo completamente que os cães sejam vendidos nas lojas de animais, pois estão a comprar um ser vivo, isto parece como era na antiguidade que se comprava homens para fazerem de escravos (tal como diz a história), antes terem um cão adoptado, é completamente igual, o cão não vai deixar de ter mais medo só por estar num canil do que os que estão nas lojas, ele vai cheirar igual aos outros...

    A mensagem é que eu quero chegar?
    Antes de adoptarem um cão por favor pensem nas consequências e nas boas coisas que é ter um cão, não se esqueça, se lhe der atenção, carinho e educação ele vai ser o seu óptimo parceiro!

    Os meus cumprimentos,
    Nuno Mendonça :)

    ResponderEliminar