quarta-feira, 8 de junho de 2011

DIREITOS DOS ANIMAIS-CUMPRA A SUA PARTE CÍVICA


O DIA MUNDIAL DO AMBIENTE E OS DIREITOS DOS ANIMAIS NA RÁDIO ASAS DO ATLÃNTICO

No passado dia 4 de Junho, um grupo de alunos da Escola de Almagreira, operacionalizando o seu PCT (Projeto Curricular de Turma), comemorou o Dia Mundial do Ambiente, através de um programa no Asas do Atlântico, dedicado ao tema emergente do bem-estar dos animais.
Depois de uma conversa inicial em que os alunos falaram dos seus animais,  seguiu-se a história da  "Lição do Cavalo", a apresentação da DUDA (Declaração Universal dos Direitos dos Animais), a recitação da poesia "Vozes dos Animais" e a citação de pensamentos de pessoas mundialmente famosas sobre o seu sentir para com os animais e a "nobreza" dos animais de estimação.
Ainda houve espaço para a interação com os rádio-ouvintes através de adivinhas sobre animais e o relato da adoção por, parte das crianças, de 6 gatinhos que foram doados e de um cão encontrado  abandonado, junto da escola.
Deve ser realçado que o meio ambiente e os animais, incluindo o ser humano, estão intimamente ligados, numa relação intrínseca e interdependente, na qual a afetação de uma das partes acarreta consequências para o equilíbrio de todo o  sistema, não podendo ser secundarizada nem maltratada qualquer forma de vida.
Foi com este motivo de fundo e tomando como princípio base de que, numa sociedade civilizada, os Direitos Humanos deverão ser observados a par dos Direitos dos Animais que este grupo de alunos do 4º ano inscritos no CADEP-CN, destacaram no Dia Mundial do Ambiente, este tema especial do bem-estar animal, no Programa “Hora dos Arco-íris” da Rádio Clube Asas do Atlántico.

Recordamos que o Dia Mundial do Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a primeira conferência internacional para a proteção do meio ambiente, em Estocolmo, na Suécia. Desde então, ocorreram diversas outras reuniões intergovernamentais, entre elas, a famosa Eco92, no Rio de Janeiro.

Ainda neste Programa o Coordenador do CADEP-CN e membro do GBEA (Grupo pelo Bem-estar Animal dos Amigos dos Açores), congratulou-se pela construção do Centro de Recolha Municipal, a inaugurar neste mês e fez um enaltecimento público a pessoas como as Senhoras Teresinha e Ana Loura, o Senhor João Oliveira e a outros anónimos que  que se destacam na comunidade pelo zelo e trato para com animais errantes, substituindo-se a cidadãos irresponsáveis e à ausência de respostas por parte das entidades públicas.
  Encerrou com as seguintes mensagens e desafios cívicos dirigidos ao público em geral:
“Como zeladores do ambiente que nos rodeia e do Planeta no seu todo, é nossa responsabilidade lidar com todas as espécies com carinho, amor e compaixão. As crueldades que os nimais sofrem pelas mãos dos homens, nos leva a duvidar da verdadeira bondade humana.

Por favor ajudem a acabar com essa loucura, que transforma os homem na pior das espécies subverte a “nobreza” da sua dita “racionaidade.
E porque em termos de ambiente, estão cada vez mais esbatidas as fronteiras, como cidadãos informados e civicamente responsáveis temos que “agir localmente, pensando globalmente”
Na defesa do bem-estar animal e da nobreza humana, no âmbito do CADEP-CN, e da nossa ação ligada ao GBEA tomámos como base os dois princípios morais e civilizacionais seguintes, inspirados na DUDA:
1-    Jamais devemos sumeter a maus-tratos ou abandonar animais de estimação, pois são”atos cruéis e degradantes” de desrespeito pela vida, que envergonham a espécie humana, negando a sua dita “superioridade”;
2-    Se nós vemos infringir sofrimento ou crueldades aos humanos ou animais, e temos meios de o evitar/denunciar e nada fazemos, somos coniventes, e por essa cobardia deverão duvidar do nosso bom caráter como pessoas e da validade da nossa cidadania, como membros de uma comunidade, “cuja civilidade pode ser avaliada pela maneira como respeita a vida.
   Se tiver conhecimento ou presenciar de atos de abandono ou maus-tratos para com animais, cumpra a sua parte cívica e denuncie ao SEPNA da GNR através dos telefones 296886707 - 961196054. Caso se sinta mais confortável pode informar através dos espaços de denúncia da GNR, dos Amigos dos Açores ou escrevendo para o CADEP-CN (Ver naturmariense.blogspot.pt).
* José Andrade Melo
  CADEP-CN e Amigos dos Açores, Sta Maria



1 comentário:

  1. Não concordo com nenhum tipo de abuso e maus tratos a qualquer animal.
    Nos dias actuais, jamais poderá ser justificado, nem mesmo para a alimentação (quanto mais para entretenimento), já que sabemos e há infinitos estudos que dizem que para sermos saudáveis, não necessitamos de proteína derivada dos animais.
    Assim como nós, estes animais para consumo, também possuem sentidos como nós, para além de outros que já perdemos ou nunca tivemos. Conseguem, por exemplo, prever catástrofes naturais, para além de muitas outras situações.
    Possuem um sistema nervoso muito semelhante ao
    nosso.
    O que quero dizer com tudo isto, é que eles têm a mesma capacidade de sentir dor, medo, stress e principalmente o mais básico na natureza de todos os seres na terra, o instinto de sobrevivência e fugir do que lhes provoca dor.
    Sendo assim, deixo aqui 2 videos, que explicam a nossa falta de capacidade de ter consciência perante o caminho que nos vão indicando. O lucro é o principal factor disto existir ainda actualmente e a publicidade, a maneira mais fácil de nos enganarem e fazerem com que não vejamos a realidade.

    http://www.youtube.com/watch?v=CDvPkODY5GU&feature=player_embedded - A REALIDADE

    http://www.auditoresdaqualidade.com/#/testemunhos/ - A SURREALIDADE

    Somos pessoas com consciência ou não?

    Se comem e maltratam cães na China, em que é que somos diferentes deles?

    Alguém me poderá responder?

    É que a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, estão lá incluídos TODOS os animais.
    Não são só os animais de estimação.

    Deixe-mo-nos de hipocrisias...

    Muito obrigada pelo trabalho que fazem.

    ResponderEliminar